Eletiva nº 2 - Tecnologia e comunicação: Pensamento Computacional

RESPONSÁVEL


Vivian

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver competências e habilidades no uso consciente e crítico de tecnologias digitais, capacitando os estudantes a resolverem problemas e criar soluções inovadoras por meio do pensamento computacional, da lógica de programação e do uso ético das TDIC.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O ensino da Computação se organiza em três grandes eixos: pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. O aluno aprenderá algoritmos (programação - pensamento computacional) através do uso de blocos com o uso do programa da MIT: Scratch, desenvolvendo um jogo simple em equipe.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de um jogo virtual criado pelos alunos no Scratch.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 3 - Educação Ambiental e Sustentabilidade

    RESPONSÁVEL


    ÍCARO FELIPE SOARES RODRIGUES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Possibilitar estudos e análises dos conhecimentos e fundamentos básicos da Educação Ambiental Escolar, assim como, problematizar impactos ambientais locais e regionais com ênfase da sustentabilidade resente e futura da vida, sobretudo, humana, contextualizando com o desenvolvimento de competências, habilidades e expectativas de aprendizagens da Rede Estadual de Educação, em uma perspectiva crítica da realidade socioambiental, com olhar para conservação e preservação dos recursos naturais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Contribuir com as mudanças de hábitos e atitudes, ambientalmente mais coerentes e sustentáveis, em que o protagonismo gere ações para além do individual, que sejam coletivas e extrapolem os muros das escolas e canalizem um sólida sociedade mais consciente e sensível, e que atue no sentido de conservar, preservar e utilizar os recursos naturais de forma correta, com ênfase a qualidade de vida.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Projeto final apresentado pelos alunos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Geografia
    •  Sociologia



    Eletiva nº 4 - Saúde, bem-estar e qualidade de vida

    RESPONSÁVEL


    Marcos

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos que promovam a adoção de um estilo de vida saudável física e mentalmente, destacando a importância da atividade física, da alimentação saudável e balanceada, do sono de qualidade, práticas de relaxamento, do equilíbrio emocional, gerenciamento do stress e da ansiedade, na prevenção de doenças. Promover o interesse e a motivação pela adoção de práticas corporais saudáveis, evitando assim, o impacto do sedentarismo na saúde, optando por hábitos de higiene e prevenção de doenças infecciosas. Além da conscientização sobre o uso e abuso de substâncias nocivas, incentivando a reflexão sobre a relação entre saúde, qualidade de vida e escolhas individuais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Os estudantes do Ensino Fundamental e Médio terão a possibilidade de promover intervenções na comunidade não apenas com a prática de atividades físicas, mas também o entendimento mais abrangente da saúde e seus aspectos relacionados à qualidade de vida.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Projeto final apresentado pelos alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - Jogos e Brincadeiras: socializando e aprendendo

    RESPONSÁVEL


    Dialla

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais dos estudantes por meio da construção, adaptação e análise de jogos e brincadeiras, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a valorização da cultura lúdica, abordando competências e habilidades. Explorar e ampliar repertório motor por meio da criação de jogos que estimulem habilidades específicas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • os estudantes poderão, através de uma abordagem prática e teórica, focada na vivência lúdica, na criação, adaptação e compreensão dos jogos e brincadeiras, na participação ativa dos estudantes e na construção coletiva de conhecimento, alcançar o desenvolvimento integral de habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos jogos desenvolvidos e criados pelos alunos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 6 - Redação para o Enem

    RESPONSÁVEL


    MARIANNE DE ALMEIDA COSTA SILVA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes do ensino médio o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produção textual, a fim de prepará-los para realizar a redação do Enem, a partir de situações de aprendizagem que favoreçam a consciência crítica e reflexiva, a autonomia, necessários para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover atividades que favoreçam o desenvolvimento da prática escrita, estabelecendo uma sequência de atividades que envolvam diferentes leituras, perpassando pelo planejamento, execução, revisão/avaliação e reescrita, observando a aplicação adequada dos conhecimentos linguísticos, conforme a norma padrão da língua.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de escritas e dramatizações textuais pelos alunos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 7 - Poéticas das artes visuais: visualidades, história e sociedade

    RESPONSÁVEL


    CAMILA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Oportunizar o desenvolvimento de habilidades artísticas nas diversas modalidades visuais, perpassando pelo entendimento das visualidades em seus contextos e práticas histórico-sociais, enriquecendo saberes acerca da multiculturalidade e diversidade cultural para inserir as juventudes do Ensino Médio no estudo da imagem e produção visual.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Espera-se que as juventudes possam se aprofundar em saberes culturais por meio da prática artística das artes visuais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Projeto final contextualizando produções visuais, o repertório visual e o entendimento sobre artistas e suas obras, dentre outras imagens; estimulandp a apreciação estética, a criatividade, a sensibilidade e a produção visual.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Sociologia



    Eletiva nº 8 - Ciências da Natureza e Matemática

    RESPONSÁVEL


    LUCAS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver competências e habilidades em Ciências da Natureza e Matemática, por meio de atividades práticas que se interrelacionem com o cotidiano dos(as) estudantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas práticas e experimentais, que enriquecem o aprendizado, facilitam a compreensão de conceitos complexos e despertam o interesse pelas ciências, preparando os alunos para os desafios do mundo real.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das experiências desenvolvidas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Física
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 12 - Direitos Humanos

    RESPONSÁVEL


    Romildo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover espaços e percursos de formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário. (Resolução CNE/Nº 01, de 30 de maio de 2012, Art. 5º)
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A educação para os direitos humanos não se limita apenas à transmissão de informações, mas busca criar um ambiente propício para o diálogo e a reflexão. Estratégias pedagógicas participativas, como debates, atividades práticas e projetos interdisciplinares, permitem que os estudantes compreendam a relevância dos direitos humanos em diferentes contextos, estimulando o pensamento crítico e a consciência social.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de - Projeto de produção visual ou audiovisual, que tenha um aprofundamento em algum artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos; - Produção de imagens (fotografia e audiovisual) – mini curta, reportagem, documentário, fotocolagem etc.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia